Como separar o que é custo do que é despesa no seu escritório de advocacia

redução de custos
Durante o período de crise que o Brasil está enfrentando, saber avaliar em qual categoria cada gasto se encaixa é essencial para fazer cortes inteligentes. Por isso, descubra abaixo as diferenças entre cada tipo de gasto dentro de um escritório de advocacia. Para auxiliar na jornada de reduzir custos no escritório de advocacia nós criamos um modelo para classificação dos gastos dos escritório disponibilizado para download no final do artigo.

Custo Operacional

É o que diz respeito ao que o escritório necessita para realizar e entregar o serviço. Por exemplo: advogados, peritos e tradutores. Um escritório de advocacia não pode funcionar sem a devida equipe de advogados que será capaz de atender a demanda de processos.

Despesa

Todo gasto que diz respeito a itens básicos necessários para o bom funcionamento do escritório é considerado uma despesa. Quais são esses itens? Água, luz, telefone, internet, pessoal administrativo, gastos com limpeza, entre outros.

Investimento

Todo gasto com bens ou serviços com expectativa de benefícios futuros para o negócio. O que seriam? Instalação física do escritório, mobiliário, computadores, consultorias estratégicas, entre outros.

Portanto, para fazer cortes de custos inteligentes durante um momento de economia, é importante saber classificar de maneira correta todos os gastos e gestão do escritório.

blog banner planilhacontas