Como praticar o empreendedorismo na advocacia

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A concepção de empreendedorismo é muito ampla e quando se trata do âmbito jurídico podemos encontrar algumas barreiras, principalmente pelo surgimento de novos conceitos e suas aplicações no mercado. Fato é – empreender é importantíssimo para aqueles que desejam obter crescimento.

Mas o que é ser um advogado empreendedor?

Advogados empreendedores são aqueles que buscam começar algo do zero, sejam escritórios, realizar parcerias ou adentrar em novas áreas do mercado. Existem cerca de 917 mil advogados atuantes hoje no país e a grande maioria repete o mesmo que era feito antigamente, seguindo os mesmos padrões e técnicas. Empreendedor é quem quebra a ordem corrente, criando novas oportunidades do mercado e quem possui planejamento e visão daquilo que quer aplicar no negócio, gerenciando margens de lucros e avaliando as possibilidades de sucesso.

Existem características específicas do perfil de empreendedores de sucesso:

  • São visionários;
  • Sabem tomar boas decisões;
  • Sabem fazer a diferença no mercado em que atuam e no escritório;
  • Sabem explorar oportunidades de mercado;
  • São determinados e dinâmicos;
  • Possuem bom network;
  • São bons líderes e formadores de equipe.

As mudanças no mercado jurídico pediram alterações no perfil de gestores e, então, surgiu a necessidade de uma diferenciação no profissional e em outros pontos de relação com o cliente como por exemplo, sites. A tecnologia hoje precisa fazer parte da vida de quem quer ser além de advogado, mas também empreendedor. Sites engessados, com conteúdos genéricos e formais estão perdendo espaço dentro do âmbito jurídico. Hoje o foco é trazer conteúdo informativo para o cliente e já é possível encontrar sites que fornecem palestras onlines, cursos e diversos outros temas relevantes.

Segundo Fernando Finger Santiago, professor da ESA OAB/DF e sócio fundador da 4Legal, “Os empreendedores de sucesso planejam cada passo de seu negócio, desde o primeiro rascunho do plano de negócios até a apresentação do plano de investidores, definição de estratégias de marketing do negócio, etc., sempre tendo como base a forte visão de negócio que possuem. Mais importante ainda é ter um plano comercial, ter um plano de comunicação e ter um planejamento financeiro”.

Podemos traçar três perfis básicos de advogados:

Perfil Empreendedor:

Aquele que transforma oportunidades comuns em excepcionais. Sabe pensar fora da caixa e enxerga chances no mercado que outros advogados não conseguem.

Perfil Administrador:

É mais pragmático e realiza as práticas adequadas para o andamento do escritório. Sem ele não haveria planejamento e controle.

Perfil Técnico:

É quem realiza grande parte das tarefas e quem entrega os resultados, pois é através dele que ocorrem os contatos com clientes, é quem também realiza as redações.

Quando se opta por criar uma sociedade, perceba qual o seu perfil e procure sócios que se enquadrem nos outros, para que assim, seja possível uma parceria equilibrada e completa, que irá render sucesso e crescimento para o empreendimento.

Ser um advogado empreendedor vai muito além de abrir um escritório ou realizar alguma parceria, é preciso possuir visão de mercado, de oportunidades, se adequar às mudanças do setor e saber que riscos fazem parte do processo. Hoje, ser diferenciado é importante para advogados empreendedores.

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