Como organizar cargas excessivas do departamento jurídico

contencioso de volume
Normalmente os departamentos jurídicos trabalham com altas demandas de processos. Neste contexto, muitas vezes a carga se torna excessiva e, por isso, é preciso saber lidar com toda essa quantidade de atividades. Simplesmente contratar novos funcionários pode não ser a melhor solução, já optar por trabalhar com um contencioso de volume e otimizar os processos pode ser uma maneira mais inteligente de melhorar o fluxo dos processos.

Conheça alguns pontos importantes que podem ajudar a desonerar cargas de trabalho excessivas do departamento jurídico.

Treine seus colaboradores

Proporcionar uma rotina de treinamentos para um departamento, sem dúvidas, é algo que trará diversos benefícios. A equipe se tornará mais produtiva, apresentará uma performance mais acentuada e consequentemente o tempo para finalizar as demandas será menor.

É importante ressaltar que os treinamentos não precisam necessariamente estar limitados apenas aos conhecimentos jurídicos. Existem diversas outras formas de treinamento que estão ligadas à advocacia, como treinamentos frequentes sobre softwares jurídicos, comunicação com outros setores e clientes, noções básicas de otimização de tempo, como trabalhar em equipe, entre outros. Os treinamentos variam de acordo com a necessidade de cada empresa, muitas precisam de instruções relacionadas à logística e funcionamento geral da corporação, outras precisam que sua equipe esteja atualizada em relação ao mercado financeiro, é preciso analisar o perfil e as necessidades dos colaboradores e da instituição.

Rotina de organização otimizada

Planejamento e organização são conceitos que andam de mãos dadas. Podemos dizer que planejar é ter no radar tudo o que acontecerá em determinado período e organizar é o caminho para a realização das ações. O departamento jurídico, assim como qualquer empresa, necessita de uma rotina planejada e organizada para evitar acúmulos de demanda que não poderão ser cumpridas. Um departamento que não mantém uma rotina planejada e organizada corre grandes riscos de falhar com prazos e entregas.

Conte com paralegais

O grande benefício de se contar com paralegais é a flexibilidade que eles agregam a equipe e à empresa, já que podem dispor dessa ajuda de acordo com a demanda de trabalho. Geralmente os paralegais executam tarefas secundárias e de teor mais administrativo como obter cópias de autos, protocolos de petições e outras atividades que funcionam como apoio logísticos para o restante da equipe do escritório, desafogando parte das funções e aliviando o trabalho excedente.

Utilizar boas tecnologias

Gerir e organizar o tempo do escritório é essencial para que não hajam cargas excessivas de trabalho. Por isso, é essencial contar com uma solução tecnológica de qualidade que permita otimizar e automatizar rotinas, gerir o tempo da equipe, entre outras funcionalidades que impeçam que os colaboradores desperdicem tempo com tarefas repetitivas e braçais.

O software jurídico Themis da Aurum foi desenvolvido para facilitar essa gestão e melhorar o desempenho e a rotina de departamentos jurídicos de qualquer tamanho. A solução apresenta várias funcionalidades e proporciona diversos benefícios para quem procura centralizar e otimizar o fluxo de atividades do escritório.

Quer mais dicas sobre contencioso de volume?

Nós temos um conteúdo preparado por um especialista na área. Clique e saiba mais!

Saiba mais