Como o BI para escritórios de advocacia pode ser eficiente

Camada gráfica de um BI

Assim como o CRM, ERP e softwares jurídicos, BI é muito mais do que apenas uma tecnologia, é uma metodologia, um conceito. Pela complexidade da informação com a qual um BI lida, sem o apoio das tecnologias adequadas ele se torna uma mão de obra muito grande e complexa. Diversas empresas dedicam especialistas em inteligência para lidar com questões como essa, porém, para um escritório de advocacia isso pode ser muito custoso e não fazer muito sentido. Por isso, hoje falaremos sobre as vantagens de um BI para escritórios de advocacia.

As vatangens do BI

Tratamento e consolidação de dados

Imagine o caso de uma empresa do varejo que precisa cruzar vários dados como: informações de venda por categoria de produto, por região e por tíquete médio para chegar a uma conclusão. A partir desse cruzamento de informações, é possível começar a entender que na Bahia, por exemplo, o produto que tem a maior demanda é o X e lá a liquidez é maior por esse ou aquele motivo e, então, a empresa consegue ter base para tomar decisões sobre o negócio.

Camada gráfica

A camada gráfica tem como objetivo reunir e ilustrar as informações que estão em planilhas para facilitar a interpretação e tomada de decisão por parte do gestor.

Ainda nessa camada, a empresa cria os painéis de indicadores, dashboards e gráficos. Normalmente cada gestor quer ter o painel que remete à sua área. No caso de vendas, se a meta é vender 100 mil no mês e até o momento foi vendido 60 mil, é possível acompanhar se a empresa está ou não dentro da meta, quanto tempo falta para completá-la etc. É possível, também, comparar o meses de diferentes anos, como janeiro de 2015 e janeiro de 2016 e assim verificar se existem melhorias e avanços.

Mas quais são as vantagens do BI para escritórios de advocacia?

O escritório não opera com produtos e não trata de uma operações de vendas como no varejo. Não existe análise regional de venda por categoria de produto e nem análise de meta de vendas. O escritório é focado na produtividade e na prestação de serviços para o cliente. A meta no fim do dia é ser o mais produtivo possível e deixar o cliente o mais satisfeito, o que resulta em liquidez.

Como atingir isso?

Para atingir melhores resultados, sugerimos medir a produtividade dos advogados por cliente ou área de atuação. É difícil um escritório de advocacia ser especialista em todas áreas do direito. Logo, o BI pode ajudar – com dados sólidos – na identificação da área que possui mais fluência e pode ser mais promissora.

Imagine o seguinte cenário: um sócio acredita que a melhor área a ser explorada pelo escritório é a tributária e outro sócio crê que seja a trabalhista. Analisando dados históricos dos últimos 10 anos de atuação é possível saber qual área teve mais êxito e quais causas foram mais rentáveis. No exemplo, o escritório ganhou mais causas tributárias. Porém as trabalhistas, apesar de contarem com menos processos, renderam mais faturamento. Nesse caso, o BI funcionaria perfeitamente para embasar o processo decisório.

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