Como manter os profissionais certos trabalhando em seu escritório de advocacia

Como manter os profissionais certos trabalhando em seu escritório de advocacia

Não é uma das tarefas mais difíceis identificar estudantes de direito que possuam talento e futuro ou profissionais experientes e competentes, isto é possível através de seus currículos, referências ou entrevistas. Mas, como saber se ao longo do tempo ele irá manter seu comprometimento com o escritório?

Apesar da grande procura pelo curso de direito, seguir a carreira de advogado não parece ser o desejo da maioria. Muitos universitários e profissionais do mercado jurídico desejam uma carreira pública que possa lhe trazer estabilidade, o que gera uma dificuldade de permanência dos funcionários. A grande concorrência privada é outra barreira que complica essa estadia.

Imagine o seguinte cenário: seu escritório está em constante crescimento, atingindo altos patamares e com demandas cada vez maiores. É natural que neste cenário a equipe precise aumentar com profissionais talentosos. O problema, muitas vezes, é manter estes bons profissionais no escritório, haja vista o número de escritórios que podem representar concorrência.

Nesse artigo daremos dicas de como reconhecer um bom profissional e mantê-lo trabalhando para o seu escritório.

Contratação

Após uma entrevista pessoal, não é difícil perceber quais os talentos do candidato, porém saber se ele pretende mesmo se dedicar ao escritório e permanecer na equipe se dará com o tempo. Alguns escritórios optam pela contratação de estagiários por algum tempo durante o período do curso de direito. Dessa forma, é possível avaliar as reais pretensões do funcionário dentro da empresa, sua personalidade, bem como se ele se encaixa no perfil do seu escritório.

Ambiente Saudável

Manter um ambiente de trabalho saudável é vital para a permanência de um bom profissional. Uma equipe de pessoas confiáveis, que possuam responsabilidade e que seja bem montada, é peça chave do processo. Nenhum funcionário se sente confortável em meio a pessoas que desejam prejudicar o desempenho de seus colegas. Procure avaliar os membros de sua equipe, afaste aqueles que não se enquadram no perfil e evite estimular rixas e concorrências desnecessárias entre a equipe.

Invista nos seus profissionais

Vários proprietários de escritórios de advocacia deixam de investir nos profissionais da equipe com medo que o funcionário pegue a experiência e vá embora. Ao mesmo tempo, inúmeros funcionários abandonam o escritório por sentir que não tem perspectivas de crescimento. Ao sentir que o trabalho se tornou algo repetitivo e operacional e que não há mais espaço para o desenvolvimento intelectual, o profissional opta por procurar novas oportunidades. O gestor, então, deve buscar inciativas simples, que gerem motivação e que proporcionem crescimento a equipe.

Dê importância ao plano de carreira

Outro fator que leva um profissional a cogitar outras oportunidades, é a sensação de estar estagnado em uma única posição. O advogado necessita sentir que sua carreira está progredindo, que existe avaliação do seu trabalho. Busque atribuir responsabilidades de forma gradual e reconhecer o comprometimento do profissional com suas tarefas, o feedback é sempre muito importante, até mesmo para que ele saiba que seu trabalho não passa despercebido. Planos de carreira e de aumento salarial são importantes para que o funcionário esteja sempre buscando atingir um novo patamar para si. Deixe sempre as possibilidades claras e preze pela transparência.

O ideal para manter um bom profissional dentro do seu escritório de advocacia é inovar e fazer com que ele perceba o reconhecimento pelos serviços prestados. Isso, no entanto, só será possível através de uma gestão que mira sempre no futuro e não apenas no presente.

Quer conhecer mais sobre a Aurum?

Entre em contato com nossa equipe de especialistas e saiba mais sobre as soluções que oferecemos

Conheça a Aurum