Benefícios do Themis para departamentos jurídicos

Themis para departamentos jurídicos

Tendo em vista todas as atribuições que possui um departamento jurídico – propor ações judiciais, defender a empresa em audiências, representá-la perante os tribunais, acompanhar o andamento de processos, alterar cláusulas, subsidiar outros departamentos com informações, realizar auditorias internas, garantir a conformidade da empresa com leis e regras, confeccionar e gerenciar contratos, entre outras funções – é possível ter uma noção da quantidade de informações produzidas diariamente. Métodos paliativos como planilhas Excel, ainda são utilizados para realizar a gestão da rotina de departamentos jurídicos, mas tornam-se improdutivos conforme o aumento do volume de informações.

O departamento jurídico não é (e não deve ser visto como) dissociado do core business da empresa. Muito pelo contrário, ele é peça fundamental para a organização da companhia e trabalha integrado com as demais áreas da empresa. Como especialistas em departamentos jurídicos, nós desenvolvemos o Themis, que é um software feito para atender suas particularidades e prover benefícios como:

1. Gestão centralizada
Um departamento jurídico pode gerenciar inúmeros processos, que podem estar distribuídos por todo o país, e isso traz uma grande complexidade de gestão, principalmente quando a parte operacional desses processos é realizada por escritórios terceirizados – como ocorre na maioria dos casos. Tentar fazer o controle desses processos, que são volumosos e complexos, através de uma planilha Excel pode gerar grandes problemas para o departamento e, consequentemente, para toda a empresa. O Themis para departamentos jurídicos é capaz de realizar a gestão centralizada do volume de processos, independentemente de sua localização e de qual escritório ou filial está responsável por ele, mantendo estas informações todas consolidadas e organizadas.

2. Automação de processos
Integrar as informações que trafegam entre os departamentos e escritórios de advocacia é um grande desafio. Tão desafiador quanto é integrar o jurídico com as demais áreas da empresa, que normalmente estão respaldadas por um ERP que atende à empresa como um todo, mas normalmente deixa o jurídico de fora. O Themis é um software jurídico que possibilita a integração com o ERP que a empresa utiliza, o que possibilita integrar o departamento às demais áreas, bem como disponibiliza uma interface web para que escritórios de advocacia e correspondentes atualizem as informações processuais.

3. Informação em tempo real
Um dos principais benefícios do Themis para departamentos jurídicos é a obtenção de informações em tempo real, uma vez que este departamento lida com informações tão sensíveis da empresa e um pequeno delay na informação pode desencadear uma série de problemas. No Themis, é possível visualizar em tempo real processos ativos e encerrados, envolvendo valores, previsão e outras informações importantes que precisam ser repassadas para filiais e/ou matriz. Além disso, ele possibilita que o departamento explore os relatórios providos pelo próprio sistema para atuar de maneira estratégica, provisionar budgets e teses de defesa.

4. Provisionamento de processos
Os departamentos jurídicos são vistos como apagadores de incêndio quando não realizam a provisão de seus processos, pois geram saídas financeiras que não estavam previstas. O Themis ajuda o departamento a atuar de forma proativa, pois possibilita a análise da probabilidade de perdas e ganhos dos processos. Dessa forma, o departamento jurídico pode sinalizar outras áreas da empresa, como financeira e contábil, para que estas destinem os devidos orçamentos.

5. Segurança da informação jurídica
O uso excessivo de papel no departamento jurídico, no caso de contratos, relatórios e processos, causa grande desorganização e um problema ainda maior: a vulnerabilidade da informação, que fica a mercê de riscos como roubos, incêndios e afins. O Themis transfere grande parte dessa documentação para o ambiente virtual, o que aumenta a segurança da informação – pois esse ambiente tecnológico pode ser protegido por firewall, antivírus e backup – e contribui para a governança corporativa ao aumentar a conformidade com normas e exigências, tanto internas, quanto de clientes e órgãos reguladores.

6. Respaldo de equipe técnica especializada
O departamento jurídico precisa estar focado na sua rotina, que por si só, já é complexa. Preocupar-se com gestão de múltiplas planilhas, ou ter que dar suporte à um sistema mal implantado, pode comprometer toda a qualidade dos serviços prestados por este departamento. Por isso, a Aurum Software fornece, além de um sistema aderente às particularidades e necessidades deste departamento, uma equipe técnica que pode apoiar em todo o processo – da implantação ao uso do software – para que o departamento mantenha-se focado em suas atividades.

Seu departamento jurídico ainda utiliza planilhas ou meios paliativos para fazer a gestão dos seus processos? Conheça o Themis, o software jurídico que já entregou os benefícios que mencionamos acima para departamentos de empresas como Volkswagen Serviços Financeiros e Grupo GR.