Benefícios na contratação de Correspondentes Jurídicos

Contratação de Correspondentes Jurídicos

A contratação de um correspondente jurídico pode auferir vantagens aos escritórios ou advogados contratantes, em termos de aumento de agilidade, de qualidade e diminuição da onerosidade.

É fato notório que a utilização da correspondência jurídica cresceu muito nos últimos anos, à medida em que o volume de processos cresceu dentro dos Fóruns. Outro fator importante que contribuiu com o aumento da opção pela terceirização de alguns serviços advocatícios foram as ações em massa.

Importante mencionar que inúmeras são as vantagens em contratar correspondentes jurídicos, principalmente para escritórios afastados dos grandes centros ou grandes bancas de advogados. Entre esses benefícios, estão a rapidez na prestação do serviço, a diminuição assustadora de gastos com locomoção entre a sede do escritório e a comarca em que tramita o processo, bem como uma economia de tempo preciosa, na qual o advogado pode destinar o tempo “ganho” no atendimento de clientes ou na elaboração de peças processuais com maior dedicação.

Além disso, o correspondente jurídico é responsável por uma otimização no sistema judiciário como um todo, haja vista a rapidez e qualidade na prestação de serviço. Você já imaginou um advogado tendo que atravessar um ou mais estados em virtude de um simples protocolo em uma comarca longínqua?

Portanto, caso você tenha a necessidade de realizar uma audiência ou protocolar alguma peça processual em uma comarca distante, por exemplo, os seus gastos com passagens aéreas, alimentação, hospedagem, entre outros, seriam enormes. Através da Correspondência Jurídica, além de uma economia financeira, você obtém uma importante economia de tempo, o qual você pode destinar para outras atividades mais importantes.

Às vezes, muitos advogados, por motivos diversos, se deparam com prazos “esquecidos” e percebem a impossibilidade em se dirigir àquela comarca em que o processo tramita e realizar uma petição de qualidade, em razão de o prazo fatal estar muito próximo. Esse é mais um motivo para acionar a correspondência jurídica e ter o seu processo “salvo”, haja vista a diligência que possibilita ao contratante ter vista completa dos autos, podendo analisar folha por folha e elaborar uma peça digna da prestação de serviços advocatícios através da economia de tempo.

Além das razões já mencionadas, você pode contratar um correspondente jurídico para atender várias comarcas da região em que você atua, mas que, ao mesmo tempo, se torna bastante oneroso se deslocar quase que diariamente. Logo, você pode pagar por diligência ou contratar mensalmente os serviços do correspondente.

Todavia, é importante você conhecer o perfil do correspondente, através das primeiras diligências e, então, estabelecer um contrato maior. Você perceberá a agilidade e qualidade dos serviços prestados, do tratamento despendido com os clientes em uma audiência, por exemplo, e a preocupação do contratado em exercer um serviço excepcional.

Cabe trazer à tona, o jargão popular que diz “tempo é dinheiro”, pois realmente é. Através da correspondência jurídica, além de você economizar tempo, economiza dinheiro e obtém um serviço de qualidade.

Dessa forma, ambas as partes – escritório contratante e correspondente jurídico – saem ganhando com esse tipo de prática que beneficia a sociedade como um todo, em virtude de uma maior rapidez nos serviços, e culmina em uma melhor prestação jurisdicional.

Logo, o veredicto sobre a reflexão é que aderir à correspondência jurídica é bastante vantajoso para todos.

Sobre o Jurídico Correspondentes: O JC é o maior portal de busca e contratação de correspondentes jurídicos do Brasil. Em menos de dois anos do lançamento, já alcançamos a maior base de correspondentes qualificados e estamos presente em todas as cidades do país. Nossos mais de 800 mil acessos mensais se dividem entre advogados, escritórios de advocacia, departamentos jurídicos, escritórios de logística jurídica, entre outros atores do ecossistema jurídico.