8 de dezembro – Dia da Justiça

Hoje, dia 8 de dezembro, é o Dia da Justiça. Como homenagem a este dia, falaremos um pouco sobre a história da deusa Themis, que simboliza a justiça, e também sobre a origem do nome do nosso produto.

Imagem do banco de imagens do STF

Themis, segundo a mitologia grega, é a deusa grega guardiã dos juramentos dos homens e da lei. Mãe de Astreia, deusa da justiça, passou a ser utilizada mundialmente como símbolo que representa a justiça. Sua imagem, como conhecemos hoje, utiliza uma venda nos olhos, que simboliza a imparcialidade com a qual a justiça trata os indivíduos em litígio: sem diferenças entre ricos e pobres, poderosos ou humildes, grandes ou pequenos.

O nosso produto, o software jurídico Themis, recebeu esse nome em meados dos anos 90 (quando a primeira versão do Themis foi lançada) para que os advogados façam uma rápida associação dele à algo direncionado para o mercado jurídico. Desde então, o Themis tornou-se um dos mais conhecidos softwares jurídicos do país.

Ficamos honrados em acreditar que o Themis, por quase duas décadas, vem apoiando muitos profissionais do direito a fazerem justiça e parabenizamos a todos esses profissionais que ajudam a tornar um mundo mais justo.