11 de agosto – Dia do advogado

Dia do advogado

“Seja na esfera pública ou privada, seja autônomo ou empregado, o advogado promove o equilíbrio e assegura a preservação dos direitos.”

O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade, quando essas relações não funcionam dentro das normas estabelecidas, entra o trabalho do advogado, que é o de nortear e representar clientes em qualquer instância, juízo ou tribunal.

O Dia do Advogado é uma tradição que remonta ao Primeiro Império no Brasil em meados dos anos 80, após a proclamação da independência quando Dom Pedro I queria que o país tivesse suas próprias leis. Em 1824 foi redigida a primeira Constituição Brasileira, porém de nada serviam as leis sem alguém para executá-las. Foi então que o Imperador criou, no dia 11 de agosto de 1827 os dois primeiros cursos de direito no país, um em Olinda e outro em São Paulo.

O respeito pela mais nova profissão era tão grande que os donos de bares e restaurantes faziam questão de bancar a conta dos estudantes de direito nesta data – por isso também é chamado de “dia do pendura”. Com o interesse cada vez maior das pessoas por este universo e cada vez mais estudantes cursando direito, a tradição foi perdendo força, mas a data permaneceu e merece ser comemorada com muito apreço.

A advocacia não apenas cresceu em números, ultrapassando a cifra de 800 mil advogados, mas hoje a profissão é sinônimo de Justiça e garantia de ordem e paz social, pois o advogado representa e defende os interesses de pessoas físicas e jurídicas em juízo. Por tudo isso, a atividade do advogado é muito importante, e como estabelece a Constituição em seu artigo 133: “O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”.

Nós, como desenvolvedores de um software jurídico que já atendeu a milhares de advogados, ao longo de 20 anos de história, parabenizamos a todos esses profissionais que exercem essa profissão tão nobre e continuaremos trabalhando para melhorar e incrementar a solução que desenvolvemos para atendê-los.

Aproveitamos a ocasião para convidar-lhe para nosso próximo evento, que tem como tema “Gerencie o escritório de advocacia como um negócio”. O evento será apresentado pelo Mario Esequiel, Diretor Administrativo de um dos principais escritórios do Brasil, no dia 21/08 às 15h. A transmissão será online e você pode fazer sua inscrição clicando abaixo:

Inscreva-se gratuitamente